segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Chuvas de Mabon



   E não é que o primeiro dia de Outono trouxe chuva? Pois é nada de folhas de tons outonais, castanhas ou qualquer outra coisa digna de uma ilustração de calendário, chuvinha, que a mudança leva o seu tempo.  

   Mas se pensarmos bem, foi fantástico já lá vão uns anos desde que Setembro me cheirava a Outono, por isso este ano apesar de achar que o vento estava diferente fiquei céptica até ao fim e preparava-me para esperar mais uns meses até sentir a mudança. Confesso que no meu coração já tinha declarado o óbito do Outono à dois anos, mas afinal o meu coração encheu-se de esperança. Claro que ainda virá por aí muito calor, mas se a semana se aguentar assim, já fico convencida de que houve Outono.

   Este Mabon como estava de luto pela estaçao não queria fazer nada mas ao sair à rua comecei a sentir aquele vento diferente e fiz um passeio agradável, comi das frutas que encontrei, observei a mudança do tempo e principalmente senti-a cá dentro.

 

leites vegetais caseiros




Leite de arroz 

2 colheres (sopa) de arroz
1 colher(sopa) de óleo de girassol (não usei e acho que resultou muito bem na mesma)
1 litro de água
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar ou mel
Baunilha (opcional)

Se usar arroz integral demolhe por 2-3horas, se arroz normal por 1 hora.
A água em que se demolha o arroz pode ser usada como tónico de limpeza facial.

Junta-se o arroz escorrido, o açúcar, o óleo de girassol, e um litro de água numa panela e vai ao lume  e coze por 10-12 minutos ou 20 se for arroz integral. Junta-se a baunilha e tritura-se
Depois de frio coa-se.

aguenta no frigorifico 2-3 dias.



Leite de aveia em flocos

100 ml de aveia em flocos (medida em volume)
1 litro de água
1 pitada de sal
1 colher de sopa de mel ou açucar
banilha (opcional)

Ferva um litro de água e neste momento se quizer adicione a baunilha ou outro ingrediente para dar sabor como canela limão ou chá (eu achei melhor baunilha ou nada).

Cubra a aveia com parte desta agua acabada de ferver e deixe repousar por 10 min.

Triture a aveia com a água. Passe pelo coador e está pronto. 

Pode juntar mais água se quizer uma bebida mais fluida. Beba quente ou frio, com chocolate ou simples.



P.S. - Normalmente não gosto destas coisas mas estas duas receitas até que me souberam bem e lá ajudam a suportar o pequeno almoço sem leite de vaca.