quarta-feira, 7 de abril de 2010

O plural de deusa é Deusa

  
  Sou mulher, consigo contar a história da vida pelo feminino e por isso falo em deusa. Deusa ou Deusas, no singular ou no plural, em verdade vos digo não há assim tanta diferença, pois é como a minha mãe que é católica me ensinou: "todas as virgens do mundo são a virgem Maria, mãe de Jesus". Todos os deuses podem conjugar-se num deus, todas as deusas, numa deusa e tudo isto num unico principio criador.

Podemos ver o mundo em panoramico...

"A Deusa é tudo o que há na Natureza
e tudo na Natureza é sagrado
Olha... aquele é o seu rosto
Escuta...esta é a sua voz
Ela é tudo o que é belo e o que é horrível também
A Deusa mantém tudo em equilíbrio
O bem e o mal, a morte e o renascimento, o predador e a presa
Sem ela o caus e a destruição prevalecem"
(filme The mists of Avalon dirigido por Uli Edel) 


...ou por partes,
"Eu sou a flor que desabrocha no ramo
Eu sou o crescente que coroa o céu
Eu sou a lu que cintila na onda
e a brisa que arqueia as ervas novas.
Homem algum jamais me possui,
e todavia sou o fim de todo o seu desejo.
Eu sou a caçadora e a sabedoria sagrada, 
Espirito da Inspiração e Senhora das Flores [...]"

"Eu sou o sol em todo o seu esplendor
e o vento quente que amadurece o grão.
Entrego-me na altura e na estação própria,
E produzo abundância.
Eu sou amante e mãe dou à luz e devoro,
Eu sou a amante e a amada
e o meu ventre é uma grande taça"

"Eu sou o quarto minguante, cuja a foice colhe as estrelas.
Eu sou o sol quando está no poente
e o vento frio que pronuncia as trevas
Estou madura de anos e de sabedoria;
Vejo todos os segredos para além do véu.
Eu sou Bruxa e Rainha das Colheitas, Feiticeira e Sábia,
e um dia tu hás-de pertencer-me..."
(Marion Zimmer Bradley)

...dividindos por funções, significados, panteões e atribuições pessoais criando sem medo um quadro conceptual mais estável para nós próprios porque se há moda de Jung os deuses são ideias então este é um direito que me assiste.



  

Sem comentários:

Enviar um comentário