terça-feira, 2 de março de 2010

Outras Rodas I - Apontamento sobre a Roda da Medicina


   Devia ter uns 16 anos quando o meu irmão me chamou para um passeio pela mata. Fomos os dois em silêncio por muito tempo até que me disse o que ia fazer: - "Preciso de fazer uma oferênda de tabaco, vou ensinar-te a fazê-lo." Achei estranho pois nunca lhe pedira que me ensinasse e o meu irmão age na maior do tempo como racionalista mas prossegui em silêncio. Chegados ao local pediu-me que verificasse se havia alguém nas próximidades, não vi ninguém e pensei no que me ensinara na infância "No mato temos sempre milhares de olhos voltados para nós. Desconfia quando não vires ninguém [homens e animais]". Ainda assim tentámos relaxar, o cantar dos pássaros dizia-nos que tinhamos pouco tempo até ao anoitecer, não podiamos esperar.
   O meu irmão traçou então um círculo no chão, assinalou com os braços de uma cruz central os 4 pontos cardeais, e de seguida ofereceu um pouco de tabaco a cada direcção, tendo por último enterrado-o no centro do círculo. "Esta é a roda da medicina" - disse-me, e daí em diante comecei a traçá-la com uma paixão intrigante. Hoje é para mim um dos símbolos mais poderosos que conheço e um sincretísmo com círculo mágico wiccano.


  "Também conhecida como o arco sagrado, a roda da medicina é usada para ajudar a meditação e é um símbolo das crenças dos indigenas da América. É um circulo dividido por duas linhas, que simbolizam a estrada azul do espírito  (de leste para oeste) e a estrada vermelha da vida (de sul para norte).
   As quatro secções resultantes do círculo representam as estações do ano. Tal como sucede com o círculo de pedra, cada ponto cardeal está associado à direcção da bússola e a atributos particulares que podem ser relacionados a épocas e situações na nossa própria vida. O Leste é o lugar da inspiração e o começo de uma nova ideia. Progredindo em torno da roda, a direcção seguinte é o Sul, relacionado com a consolidação do ciclo. O Oeste é o lugar onde podem ser colhidos os frutos de uma iniciativa. A direcção final é o Norte, o lugar para recuperar e reflectir.
   O circulo pode ser usado para estabelecer uma relação com a sua posição num dado ciclo e para encontrar o melhor percurso da acção a tomar para ver um resultado natural: para decidir se devia estar  a começar algo novo ou para se concentrar em alimentar aquilo que tem no presente, aceitar as vantagens de uma situação ou recolher a sua energia."    
Fonte: ADCOCK, William (2001) Xamanismo - Rituais Para as viajens do espírito e a criação de espaços sagrados. Lisboa. Editorial Estampa: p.25

1 comentário:

  1. Que linda esta oferenda Luna! É muito importante horarmos os nossos antepassados indígenas, eles estavam mais próximos do planeta e da verdade. Às vezes ofereço também farinha de mandioca para nossos antepassados do Brasil, índios e africanos.
    Adorei o post, fale mais, fale mais hehehe
    Beijos

    ResponderEliminar