quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Survival International - manifesto a pretexto do Avatar


    A Survival é uma organização internacional que existe desde 1969 e se dedica ao apoio de povos tribais de todo o mundo, apostando na educação, no direito e em campanhas e constítui um suporte de divulgação essencial para estes povos. No seu site http://www.survivalinternational.org/ pode aceder a muita informação referente ao seu trabalho e até fazer um donativo.
  Hoje foi publicitada no www, programa da antena3, pela produção de um documentário  que chama a atenção para o facto de que todos se comovém com o Avatar mas, poucos sabem que todos os dias os interesses de grandes empresas e de políticos corruptos desalojam, descaracterizam, exploram e matam directa ou indirectamente seres humanos (http://www.survivalinternational.org/films/mine). 
    Sim, seres humanos, criaturas exactamente da mesma espécie animal que o leitor, exactamente com o mesmo grau de encefalização e consequente capacidade de pensar que sua excelência. Seres que tal como vós são possuidores de uma cosmologia, uma moral, costumes e uma estrutura social complexa com instituições. Seres que como sua excelência nasceram integrados numa sociedade ligada a um território que é seu por ocupação temporalmente bem superior ao uso capeão.
   "Um país não pode parar porque meia dúzia de gajos não querem mudar de casa!" nem me venham com este tipo de argumentos. Se a China quisesse comprar Portugal, dizendo-lhe que pode mudar-se para um bairro social qualquer, noutro lugar qualquer e que se não aceitar a sua casa será demolida e será forçado a abandonar o território, pois este foi comprado à União Europeia, o senhor queria fazer negócio? Pois... mas é assim que frequentemente a coisa funciona.
   As taxas de suicídio entre indígenas a trabalhar em plantações na Amazónia são elevadíssimas, sabe porquê? Porque o mundo deixou de fazer sentido para essas pessoas. Tal como no raio do filme dos nativos azuis, o mundo perdia o sentido quando se destruía a árvore dos espíritos. Se percebe no filme, porque raio não percebe no mundo real?
   Não sabia? Acontece, há muita gente que não quer que se saiba... Não é o único a estar ignorante. No estado do Vaticano um jornalista também perdeu tempo a criticar o filme Avatar por, segundo este senhor, representar uma falsa religião ligada à naturesa, toda a questão humanitária passou-lhe ao lado.
   Acha que a mensagem do filme até era mais ecológica? Tótó... então não vê que os problemas ambientais são problemas humanitários? Acha mesmo que os ambientalistas só querem um mundo mais bonito? Acorde para a vida.
   Se gosta de crianças, ou acha que um dia até vai querer ter filhos e netos e acha muito natural que estes também os venham a ter, então porque raio não se preocupa com a contaminação do ecossistema? Não vê que está a contaminar também os seus filhos, por exemplo, por via da alimentação?
   Também não sabia nada disto...? mais uma vez há muitos interessados em que não saiba... Mas agora já sabe. 
Agora já pode fazer alguma coisa!!!  

  

Sem comentários:

Enviar um comentário