segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Introdução à temática xamânica




  Olá!!! Deixo-vos aqui algumas citações de um livro sobre xamanismo que li há uns tempos e com as quais me identifiquei. Tratam-se de noções muito básicas mas ainda assim gostava de ter uma opinião critica e indicações sobre outras obras tanto de carácter espiritual como antropológico.

   "O xamanismo é essencialmente um estado de espírito, um modo de ver a vida como um todo. O xamã adquire discernimento e sabedoria ao ligar-se a outras partes da Criação e restabelecendo as divisões existentes entre as diferentes partes."
 
   "[Os xamãs] Praticavam a cura em casos de doença e ferimentos mas não eram especificamente curandeiros. Embora estivem em comunicação com os espíritos e os deuses, não eram exclusivamente sacerdotes, e apesar de darem aconselhamento sábio às comunidades, não eram apenas sábios. Acima de tudo desempenhavam uma combinação destas funções para além de outras."
  
    "Para comprender a função de um xamã, é necessário adoptar uma visão do mundo que se aproxime da dos povos tradicionais. As antigas culturas, mais próximas do em contacto com o mundo natural, foram sociedades típicamente animistas. O animismo é um termo que deriva do latim anima, que significa «alma», e estas culturas mais antigas sustentavam a crença de que todas as coisas possuem uma alma ou um espírito. O papel fundamental do xamã era actuar como intermediário relativamente a outros espíritos da terra: os animais, a terra, a chuva, as colheitas, etc. [...] O xamã podia enviar a sua alma numa viagem para se encontrar com esses outros espíritos e garantir uma busca bem sucedida ou determinar quando uma colheita ia falhar, ou se haveria uma seca. Estas viagens da alma podiam também conduzir o xamã a outras dimensões, onde poderia comunicar com os deuses, para obter conhecimento especial ou adquirir poderes que lhes dessem uma vantagem em tempos difíceis ou, ainda, para obter a cura na doença."

   "Era esta capacidade de viajar livremente por outros domínios que distinguia o xamã. Era frequentemente acometido de inesperadas visões que ocorriam espontâneamente, causadas por experiências traumáticas, tais como a doença grave ou o ferimento. [...] Estes estados alterados podiam também ser provocados por um xamã ao procurar partir numa viagem. [Através do ritmo de um tambor, da dança, de técnicas de respiração ou drogas.]"

   "Embora pareça haver nas modernas sociedades ocidentais pouca necessidade de um xamã ajudar nos problemas relacionados com a alimentação, o tempo ou deuses enfadonhos, existe um lugar para o xamanismo num nível pessoal. O xamanismo é uma forma de encontrar o nosso lugar no universo . Ao embarcar numa viagem xamânica para outros níveis do consciente, o xamã dos tempos modernos pode alcançar profundezas que podem conduzir ao aperfeiçoamento pessoal e à iluminação."