sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pecados Pagãos? - Pedras Mágicas

(fonte da imagem: coviris.blogspot.com)

 
Gemas, âmbar, corais e outros são amplamente usados em práticas mágicas e curativas e não há loja esotérica que não tenha a sua oferta. No entanto a exploração destes produtos está frequentemente ligada a situações de exploração no trabalho e implica custos para a mãe terra, alguns bem pesados e já muito divulgados como é o caso do coral. Ora se paganismo está tão ligado à ética ecológica será o consumo destes produtos correcto?
Para a indústria da moda a exigência de certificação ambiental das explorações e de políticas de segurança no trabalho e Fair Trade já começa a ganhar prestigio e relevância, e algumas marcas já optaram por sintéticos e alternativas vegetais. No entanto, no âmbito da magia a substituição parece ser mais complexa, sendo o principal obstáculo a vibração energética de cada mineral. O que é irónico quando se percebe que a maior parte da oferta disponível é falsa. O meu irmão estudou geologia e é trágico quando as pessoas lhe mostram as suas pequenas colecções de minerais ou amuletos. Para fugir do ar de desapontamento normalmente ele responde algo do tipo: “É pá, parece, não sei. Sabes, às vezes só dá para ver partindo ou fazendo umas lâminas para ver ao microscópio” e depois quando estamos a sós vem aquele abanar de cabeça. No entanto garanto que nunca conheci ninguém que deixasse de usar as suas pedras e de sentir as suas propriedades. Eu própria já tive uma experiência engraçada com uma falsa pedra da lua que parecia atrair gatos. Perdi-a? Ofereci-a? Já não sei.
Mas independentemente de tudo isto será que não é mesmo possível ajustar o nosso consumo e práticas mágicas à ética ecológica? Foi a pensar nisto que cheguei a estas 5 medidas:

  • Preservar ainda com maior cuidado e respeito aqueles que já temos  (isto evita que se tenha de comprar novos)
  • Repensar as nossas necessidades (a maioria das pedras tem mais do que uma propriedade, será possível usar a mesma pedra em diferentes situações?)
  • Procurar materiais e práticas alternativos (é um desafio que vai certamente alargar os nossos conhecimentos)
  • Adquirir produtos com certificação ambiental, Fair Trade, etc (Sai mais caro e exige alguma pesquisa, mas além de ser ético à uma garantia de que o produto é genuíno)
  • Obter minerais em segunda mão (obtém-se essencialmente joias pelo que o preço e a garantia do valor do mineral é variável mas reutilizar é sempre uma boa opção)

1 comentário: