quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Desodorizante Natural Caseiro

   

       Eu não acho que usar desodorizante seja mau aliás sou daquelas pessoas que no Verão vai à casa de banho várias vezes para passar as axilas por água e sabão e reaplicar. Não morro se não o fizer mas no meu caso não acho que seja um exagero. Mas a verdade é que a maioria dos desodorizantes tal como muitos outros produtos de higiene não são absolutamente inócuos para a saúde nem para o ambiente, e estar grávida fez-me recordar o assunto.
       
     Já tinha experimentado antes um desodorizante natural, sem alumínio e à base de salva e limão. Se resulta? Sim e não. Vejamos: apesar de o aroma não ser o mais agradável do mundo e de por vezes arder um pouco no momento da aplicação é muito mais confortável nas axilas, não ficam rígidas, nada de picadas nem pêlos encravados e não me lembro de manchar roupa, pelo menos de forma trágica. E como eu já estava habituada no Verão a ter de lavar e reaplicar ao longo do dia, fazer o mesmo com este não foi novidade. Só não me adaptei muito bem ao preço, por isso, agora que tenho que fazer ainda mais contas à vida decidi procurar uma solução caseira.


       Já tinha ouvido falar que esfregar rodelas de limão funcionava no calor de África, mas fiquei sempre naquela que devia ficar pegajoso, arder, manchar, não sei… alguma coisa deixou-me sempre de pé atrás. Provavelmente a minha mente de quem vive num mundo onde tudo é industrializado, a complicar. Por isso lá fui eu pesquisar e tentar perceber como se usava o limão e verifiquei que é comum adicionar ao sumo, bicarbonato de sódio, água e álcool, segundo parece os dois últimos evitam as manchas.

Assim decidi testar o seguinte:

3 medidas de sumo de limão
1 medida de água
1 medida de álcool

Optei para já em não pôr bicarbonato e fiz pouca quantidade porque não sei quanto tempo aguenta.

Por enquanto está a funcionar bem, as axilas não cheiram a suor, na verdade não cheiram a nada. Está a ter o mesmo tempo de eficácia que verifico nos desodorizantes comerciais e é confortável para as minhas axilas. Provavelmente terei de alterar a fórmula quando chegar o calor mas para agora vai muito bem. 

1 comentário:

  1. Olá!

    Muito obrigada pela dica.
    Nunca me aventurei no fantástico mundo dos cosméticos caseiros... bom... por falta de conhecimento, pois não imaginava poder ser tão simples fazer um desodorizante que realmente "desodorizasse" ;-p

    Vi uma receita que me pareceu igualmente gira e deixo a sugestão:

    http://criacoescaseiras.blogspot.com/2010/11/desodorizante-caseiro.html

    Grata!

    ResponderEliminar