sexta-feira, 29 de abril de 2011

Menstrual Monday - 3 de Maio


    Neste dia comemora-se a Menstrual Monday, um dia promovido por um movimento activista pela menstruação que pretende uma imagem da menstruação mais positiva, recusando associá-la a: dor, TPM, segredo e sentimentos de sujidade.

   O movimento é umbilicado na revolta contra a onda de casos de síndrome de choque tóxico* que terá ocorrido no anos 90, no eco-femininismo e nos cultos ao sagrado feminino.

   Assim promovem o uso do moon-cup ou absorventes de tecido mais ecológicos que os produtos vulgares. Defendem que a mulher tem direito a passar pela experiência da menstruação de forma reconhecida, espiritualmente enriquecedora e até lhe sejam reconhecidas necessidades especiais. Pois entendem que estas advém de uma diferença natural e não de uma qualquer desvantagem, contrapondo assim pelo menos em parte a lógica do feminismo da década de 70.

« [...] o período menstrual é um momento de desacelerar e fazer um check-in interno. “O que aconteceu neste último capítulo da minha vida? O que meu corpo está me dizendo? Se eu tive um mês ruim, estressante, a menstruação sempre é mais dolorida, o fluxo maior. É um sinal de que eu não estive atenta às minhas necessidades”, escreve. Ela diz que não acredita em Tensão Pré-Menstrual. “Eu creio em Sensibilidade Pré-Menstrual: uma vez por mês eu entro em uma sintonia maior com meus sentimentos e intuições. Minha menstruação não é suja – é sagrada”».
                

 
* O síndrome do choque tóxico é causado por toxinas produzidas pela bactéria Staphylococus aureus é mais comum em mulheres menstruadas e mais frequente nas que recorrem ao tampão. O desenvolvimento do síndrome é rápido e pode ser fatal, daí que algumas marcas incluam no seu folheto informativo a descrição dos sintomas.



Fontes:
http://segundavermelha.blogspot.com/
 (em mudança para http://www.campanhasegundavermelha.org/)
http://www.moltx.org/
http://www.tampao.com/

terça-feira, 12 de abril de 2011

Something is happening

Primeiro fui capaz de antever e ensinar.








Depois percebi que só faltavam 3 luas para chegar o momento de uma promessa. Dei por mim a pensar em luas e gatos, mas porquê pretos? Pareceu-me clichê.











Então num dia e numa noite só vi gatos pretos e secretamente estranhei.











Chegou o fim de mais uma semana e a noite encheu-se de sons que o xamã estranhou e a escassos palmos da minha cara eu via e ele quase que não.







Na minha cabeça ainda sinto o bater daquelas asas, o som da deslocação do ar... o tempo a parar e eu entre o passado e o presente a ver-me a mover... a boca a abrir-se... o meu braço a erguer-se com o indicador em riste e a palavra sofucada a formar-se esvair-se num: - Olha!!!

Por isso agora sei mas tenho medo de dizê-lo: Something is happening with me!!!