segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cantico das Criaturas de Francisco de Assis



   Costuma-se dizer que não há regra sem excepção e S. Francisco de Assis sempre me pareceu uma no seio do catolicismo. Hoje deixo-vos o cântico das criaturas ou cântico do irmão sol, é uma publicação cliché para um blog como o meu, mas não resisti porque, num mundo em que o homem fora colocado no centro do universo, tratar por irmã a mãe terra soa a heresia.
   Mesmo hoje o franciscanismo destaca-se por focar a relação com a natureza sendo fascinante ler sobre o Humanismo Franciscano e a Ecologia. Para quem sinta curiosidade por esta teologia que se aproxima dos valores do xamanismo e do neo-paganismo aconselho uma visita ao site: http://www.capuchinhos.org/. como primeiro passo para uma pesquisa segura do assunto.



Cântico das Criaturas



Altíssimo, omnipotente, bom Senhor,

a ti o louvor, a glória,

a honra e toda a bênção.

A ti só, Altíssimo, se hão-de prestar

e nenhum homem é digno de te nomear.



Louvado sejas, ó meu Senhor,

com todas as tuas criaturas,

especialmente o meu senhor irmão Sol,

o qual faz o dia e por ele nos alumias.

E ele é belo e radiante,

com grande esplendor:

de ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem.



Louvado sejas, ó meu Senhor,

pela irmã Lua e as Estrelas:

no céu as acendeste, claras, e preciosas e belas.



Louvado sejas, ó meu Senhor,

pelo irmão Vento

e pelo Ar, e Nuvens, e Sereno,

e todo o tempo,

por quem dás às tuas criaturas o sustento.



Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Água,

que é tão útil e humilde, e preciosa e casta.



Louvado sejas, ó meu Senhor,

pelo irmão Fogo,

pelo qual alumias a noite:

e ele é belo, e jucundo, e robusto e forte.



Louvado sejas, ó meu Senhor,

pela nossa irmã a mãe Terra,

que nos sustenta e governa,

e produz variados frutos,

com flores coloridas, e verduras.



Louvado sejas, ó meu Senhor,

por aqueles que perdoam por teu amor

e suportam enfermidades e tribulações.

Bem-aventurados aqueles

que as suportam em paz,

pois por ti, Altíssimo, serão coroados.



Louvado sejas, ó meu Senhor,

por nossa irmã a Morte corporal,

à qual nenhum homem vivente pode escapar.

Ai daqueles que morrem em pecado mortal!

Bem-aventurados aqueles

que cumpriram a tua santíssima vontade,

porque a segunda morte não lhes fará mal.



Louvai e bendizei a meu Senhor,

e dai-lhe graças

e servi-o com grande humildade.





1 comentário: