quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O círculo e a espiral




   Hoje gostava de partilhar convosco o significado de dois símbolos muito especiais para mim. O significado que vos apresento é uma interpretação pessoal mas que acaba por estar de acordo com diversa bibliografia, pelo que tomo a liberdade.
   O círculo simboliza a natureza cíclica da Vida, parece bastante óbvio, abundam os exemplos como o ciclo da água. Então e a espiral? O traço de uma espiral não passa na verdade da interligação de círculos dispostos dentro de círculos. Assim a espiral simboliza tanto a natureza cíclica da Vida como a interligação dos diferentes ciclos do universo (partes do sistema, orgãos do organismo vivo que é o cosmos), sendo também um excelente símbolo para a progressão espiritual.
   Não é necessário tornar isto muito transcendental. Basta pensar, por exemplo, na relação dos ciclos de luz e escuridão e da passagem das estações com o movimento rotativo da Terra e o ciclo da órbita da Terra em torno do Sol. Certo!?
   A profunda compreensão destes símbolos é fundamental tanto para o xamanismo como para a wicca e tem o poder de transformar até a esquematização da glaciação de Wurm, na aula mais enfadonha, numa experiência quase religiosa. :)   

1 comentário:

  1. E assim se descobrem as respostas para o sentido da vida e do universo....nas mais cultas e férteis procrastinações e divagações nas aulas mais chatas.... porque qualquer pessoa é um canal de sabedoria, não é tem de ser é sempre... como será o caso do teu professor =) haha

    *

    ResponderEliminar