sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Dicas para um Natal mais ecológico

Luzes de natal:
   Mantenha-as acesas um número limitado de horas acendendo-as quando chega do trabalho e apagando ao ir deitar-se ou elimine-as por completo.


Enfeites de natal:
   Pode optar pelos artificiais que são facilmente reutilizados, nesse caso convém escolher uns dos quais não se canse rápidamente. Se optar pelos naturais o ideal é optar por plantas envasadas, lembre-se que o azevinho e a gilbarbeira são espécies em risco. Se vive numa zona ecológicamente saudável então certifique-se de que faz a colheita sem prejudicar a sobrevivência das plantas. Pode também inovar usando espécies menos tipicas e que não estejam em risco.


Embrulhos:
   A menos que, como a minha avó, abram os presentes cuidadosamente com o intuíto de guardar o papel de um ano para o outro, eles são de facto um crime ecológico. O objectivo do embrulho é manter o suspanse, por isso seja original. Guarde-os todos juntos num grande saco de tecido e entre à meia noite na sala como se fosse de facto o pai natal. Acaba por ser um embrulho personalizado e reutilizável todos os anos.
Uma outra propósta veio de um jantar de natal de amigos meus. Todos os presentes foram embrulhados em papel de jornal o que surpreendentemente produziu um efeito engraçado.


Louça e Talheres:
   É uma grande festa e é certo que se vai sujar muita louça mas seja tradicional e evite os descartáveis, a mesa ficará muito mais elegante.

 
Ementas de Natal:
   O tradicional bacalhau está em vias de extinção, pelo que optar por pratos alternativos é sensato ou pelo menos adquira bacalhau de média/grande dimensão. O peru também é bastante típico, se optar pelo peru prefira animais de criação caseira, além de serem mais saudáveis, viveram e morreram com mais dignidade que os dos grandes aviários. Mas não se fique por aí, dê asas à imaginação e esteja aberto às sugestões de outras dietas:


Assado de amêndoas e caju
(confesso que nunca experimentei esta)


Ingredientes (4 pessoas):
 
4 cebolas médias
5 tomates maduros
2 cenouras médias, raladas
4 fatias grandes de pão integral (duro), esfareladas
100g de amêndoas, moídas
100g de castanhas de caju, moídas
1 colher de sopa de azeite
Sal, a gosto

Preparação:
1º Aqueça o azeite e refogue ligeiramente as cebolas, bem picadas.

2º Retire a pele dos tomates e corte-os em cubos. Adicione-os ao refogado de cebolas, juntamente com as cenouras raladas. Deixe cozinhar durante alguns minutos em lume médio.

3º Esfarele o pão e adicione-o ao preparado anterior. Misture bem. Junte as amêndoas e o caju e deixe cozinhar durante 15 minutos. Tempere com sal.

4º Aqueça o forno a 200ºC.

5º Coloque a mistura numa forma (rectangular) ligeiramente oleada, e comprima um pouco o conteúdo. Leve ao forno durante 30 minutos.


Resíduos:
   Após uma grande festa já se sabe que há muito para arrumar e limpar mas por favor não seja preguiçoso, separe o lixo e deposite-o no ecoponto. Se ainda não é um hábito seu entenda-o como um presente à Mãe Terra.


Sem comentários:

Enviar um comentário