quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Allah ouve melhor à noite


   Partilhar ideias com outros seres humanos tem destas coisas. Numa bela tarde de Verão, Salu Salui quase do nada disse-me a solução para as crises de fé. O importante era definir para nós próprios o que era Deus, só assim podiamos acreditar.
    Recomendou-me então um exercício que, segundo ele, muitos muçulmanos praticam na sua busca pela fé. «Há noite, de madrugada, quando Allah ouve melhor, deves purificar-te e vestir uma roupa de tecido crú limpa, o ideal é ter sido feita por ti. Então deves ficar a noite toda acordada a orar, não precisa de ser uma oração longa podes repetir apenas duas palavras como - "Allah perdoa-me!" [estas eram as que ele usara]. Faz isso por muitas noites seguidas e uma noite vais sentir uma coisa muito especial e algo de maravilhoso vai acontecer-te. [...] Não te preocupes que não vais tornar-te muçulmana mas vais conhecer Deus, o teu Deus.»
   É um exercício poderoso que intuitivamente eu já tinha realizado e que recomendo mesmo para quem os deuses não passam de ideias ou símbolos. De alguma maneira escutar a noite transforma-nos. Não sei explicar o fenómeno por linguagem científica, só sei que seja entender deus(es) ou poesia é me sempre mais fácil a esta hora.

1 comentário:

  1. À noite, não podes encher a tua mente com o plano de tarefas que tens de dia... Por isso a tua mente divaga para onde sente que é chamada, centrado-se no te Eu, acima do resto do social. Tens um amigo muito sábio ;)

    *bênçãos*

    ResponderEliminar